sábado, 31 de maio de 2008

Embrapa armazena dados detalhados sobre o solo brasileiro na internet.

ESTE TEXTO FOI COPIADO INTEGRALMENTE DO SITIO:
ambienteemfoco.com.br
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

29 Maio, 2008 - 07:42h Délcio Rocha

Com o objetivo de possibilitar o armazenamento, manipulação e disponibilização das informações sobre os solos brasileiros, a Embrapa Informática Agropecuária (Campinas, SP) e a Embrapa Solos (Rio de Janeiro), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, investem no desenvolvimento de um Sistema de Informações de Solos.
O sistema de solos vai armazenar dados detalhados sobre esse recurso natural, para que possam ser acessados pela internet, combinados e analisados, sob vários pontos de vista.
O banco reunirá informações de solos coletados e analisados de todas as regiões do Brasil. A partir desta base de dados serão desenvolvidas aplicações para a tomada de decisões do agronegócio, em zoneamento agrícola, na estimativa da produtividade de culturas, no ensino e na pesquisa.
A base será, ainda, continuamente alimentada por pesquisadores da Embrapa e de outras instituições.
-A principal característica desse sistema é reunir dados de perfis de solos, análises de fertilidade e mapas. Serão mais de quatro mil perfis iniciais-, informa Humberto Gonçalves dos Santos, pesquisador da Embrapa Solos.
Subsídios
Os perfis serão úteis principalmente para pesquisadores e estudantes da área de Ciência do Solo e o componente sobre fertilidade vai subsidiar a tomada de decisões dos agricultores, acrescenta o pesquisador. As informações georreferenciadas complementarão o banco, fornecendo elementos cartográficos.
O sistema de informação ficará disponível no site da Embrapa Informática Agropecuária, podendo ser utilizado por usuários cadastrados. Para o pesquisador da unidade Stanley Oliveira o trabalho atende às demandas dos pesquisadores da área de solos e resgata as principais funcionalidades de sistemas anteriores, além de agregar novas funcionalidades indicadas por especialistas.
Outro objetivo do banco é apoiar a evolução do Sistema Brasileiro de Classificação de Solos - SiBCS, em desenvolvimento. -Este tipo de consulta vai ampliar o conhecimento, análises e descrições morfológicas, definindo melhor a classificação de solos e até mesmo aprimorando-a-, explica o pesquisador da Embrapa Solos.

Fonte: EMBRAPA

Nenhum comentário: