domingo, 18 de março de 2007

Musica na IASD

Graças a Deus eu posso dizer que sou adventista de berço! Com isso, já nos meus 22 anos, eu posso afirmar que já vi muita coisa na Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD), mas infelizmente hoje eu posso dizer que não estou vendo mais.

Não querendo de modo algum ser uma pessoa saudosista, mas apenas vendo a realidade de nossa igreja, não pode mês escapar de ver o que está acontecendo ou na realidade o que não está acontecendo na IASD hoje em relação ao departamento de musica que ao meu ver “está indo pelo brejo”, as pessoas estão cada dia mais se importando em ter voz bonita e não estão assumindo compromisso de fazer o ministério crescer, em qualidade, cada vez mais se faz traduções e versões de musicas estas que obviamente já existem, e as vezes não são do meio cristão ou não foram feitas com o pensamento em deus são melodias maravilhosas que 3, 4 grupos (solo, trio, grupo...) cantam fazendo o favor de apenas mudar a letra, não tendo o mínimo trabalho de mudar uma nota sequer do play back, o primeiro caso que posso descrever aqui é a musica Crucificado com Cristo ou com Jesus... que eu ouvi primeiro aqui em Maceió pelo quarteto misto Vocal e CIA. Paul Antunes e outros, ai lavem a musica testemunhar do Amor, cantada por uma porrada de grupos, nesse mesmo sistema muda uma letrinha aqui outra ali e pronto, acham que está tudo certo e maravilhoso, ainda acho que para esta categoria seria melhor todos cantarem a mesma coisa, que na maioria absoluta das vezes a primeira versão sempre é mais bonita, ou tentar cantar a mesma letra com um arranjo musical diferente que não seria nada impossível.

Agora me vem a União Nordeste Brasileira (UNeB) vem este ano de 2007 “empurrar” um CD Jovem com musicas do Leonardo Gonçalves, Novo Tom e outros, para ser usado como corinhos na igrejas acho que eles pensam que todo mundo é idiota, deixar de ouvir Leonardo Gonçalves e Novo Tom com as melodias originais para ouvir aquele grupo uníssono sem divisão nem nada pra o cidadão ainda enjoar das musicas como fizeram com O MELHOR LUGAR DO MUNDO o ano passado!

Mas para mim isso é apenas um reflexo da “incompetência” de nossos músicos que parecem que não estão mais ao lado de Deus Para compor musicas e corinhos maravilhosos como tínhamos antes, eu já tive a impressão na igreja quando era menor que todo mundo sabia tocar pelo menos violão, hoje!!! É uma raridade chegar à igreja e encontrar alguém, principalmente jovem tocando na IASD (pelo menos em Maceió - AL) com um violãozinho se quer.

Outro fato é que a muito tempo vem se dizendo NÃO PODEMOS DEIXAR O MUNDO ENTRAR NA IGREJA (musicalmente falando) mas se ninguém cria, os outros copiam! Como a musica da Tatiane Costa com o Leonardo Gonçalves, SOU SEU ANJO, esta musica é cantada pela Celine Dion (e outro rapaz que não conheço) eles apenas traduziram e fizeram uma pequena adaptação, para a musica ficar maravilhosa como ela é, mas não sei se ela a principio foi oferecida a Deus para ser cantada como Louvor, (é mais fácil a Tatiane copiar a musica da Celine que o contrario, o inverso não é impossível, mas é bem inexpressiva a possibilidade!), o mesmo acontece com o Vocal e CIA., com aquela musica, Tem algum...

Musicas do Michael W. Smith, nem se fala quantas temos! Agora o famoso David Phelps (DP), com sua garganta fenomenal, depois dos shows que fizera no Brasil o ano passado já estou esperando para ver quem vai gravar mais musicas Dele, e ainda chegam no Orkut e perguntam se o Dênio Abreu chega aos pés do DP, hora tenha santa paciência é muita falta do que fazer! As pessoas perdem tempo, ao invés de esta aprendendo ou fazendo algo de importante na igreja ficam preocupados quem é melhor do que quem, só estão cada dia mais se importando em ter voz bonita, voz bonita, voz bonita e esquecem que se não tiver musica para cantar não adianta ter voz bonita.

Nenhum comentário: